Como fazer nigiri





Nigiri é um dos tipos de sushi mais tradicionais! Consiste em uma porção de arroz coberta com algum peixe ou fruto do mar, como enguia, salmão, tamago (sushi de ovo), vieira, polvo, moluscos etc.

Neste artigo, falaremos especificamente sobre o nigiri de salmão e nigiri de atum. Acompanhe a seguir!


Receita de nigiri de salmão. Niguiri


Para fazer o arroz, faça um bolinho compridinho, mas sem exagerar na quantidade de arroz. A técnica da montagem vem com a prática, não adianta. Para cortar o peixe, pegue o lado do filé que não foi utilizado para os sashimis — supondo que você também fez sashimis. Divida o pedaço perpendicularmente, em porções com largura de cerca de 6 cm. Se ficou difícil de imaginar, acompanhe o vídeo a seguir, que ele mostra direitinho como é o corte do salmão:




O vídeo acima também mostra o processo de montagem do nigiri de atum, que é ainda mais difícil, por conta da complexidade do corte no peixe. E fica mais difícil ainda porque, no vídeo, não fica bem claro em que parte do peixe está sendo feito o corte. Mas, na dúvida, corte na perpendicular das fibras! Se você não encontrar as fibras, corte no tamanho que você julgar adequado para seu nigiri. A técnica, novamente, é fruto da prática!

Na hora de servir, agrupe os nigiris em duplas. Fica mais bonito visualmente e é por isso que eles são servidos assim na maioria dos restaurantes!


•••

(via Gourmet San)







Receba por e-mail