Como fazer frutas cristalizadas





Como cristalizar frutas. Frutas cristalizadas como fazer. Receita de frutas cristalizadas. Frutas cristalizadas engordam? Benefícios

Sua dúvida é sobre como fazer frutas cristalizadas? Aí vai uma resposta completíssima dada por Itaci da Cunha Caldeira no fórum Cyber Cook:

Figos Cristalizados

Ingredientes:
- uma quantidade x de figos
- o dobro dessa quantidade em açúcar
- água
- açúcar cristal

Modo de preparo:
Limpe os figos, faça um corte em cada um deles, coloque em uma panela, cubra com água e ferva durante 5 minutos. Deixe esfriarem, embale bem e leve ao freezer até o dia seguinte. Ainda congelados, lave-os embaixo da torneira, esfregando um paninho para soltar sua pele.

Faça uma calda rala com o açúcar e água o suficiente para cobrir os figos. Coloque os figos lá dentro e deixe ferver por 30 minutos. Apague o fogo. Tampe a panela e deixe até o dia seguinte. Repita essa operação por quatro ou cinco dias, sempre fervendo um pouquinho e desligando o fogo. Depois desse tempo, tire os figos da panela, coloque numa peneira grande de taquara e deixe-os escorrer por um dia inteiro (longe de formigas!). Guarde em casa durante a noite. No dia seguinte, passe os figos em açúcar cristal e leve novamente ao sol, até secar.

Laranjas Cristalizadas

Ingredientes:
- laranjas da terra
- açúcar
- cravo
- canela
- água
- açúcar cristal

Descasque as laranjinhas, preservando a parte branca da casca, já que ela é necessária no doce. Corte-as ao meio e retire todo o bagaço que não serve para nada. Pegue um caldeirão ou tacho. Ferva bastante água e coloque ali as frutas, deixando-as ferver por meia-hora. Desligue o fogo. Quando esfriar, jogue a água fora. Encha o tacho ou caldeirão de água novamente e deixe por dois, trocando de água todos os dias, até que perceba que o amargor se foi quase totalmente. Dependendo da laranja, até quatro ou cinco dias são necessários.

Faça uma calda rala com açúcar, água, cravos da índia e um pau de canela. A calda deve ser suficiente para cobrir as laranjas. Arrume as frutas num caldeirão e cubra com a calda. Leve a ferver em fogo brando por duas horas. Desligue o fogo e tampe o caldeirão. Não mexa até o dia seguinte. Por mais dois dias, torne a ferver, deixar meia hora e desligar. No terceiro dia, ferva
meia hora, se estiver com a calda bem grossa e as laranjas macias, deixe esfriar e retire para uma
peneira. Deixe dentro de casa, a escorrer até o dia seguinte. Então, passe em açúcar cristalizado e deixe no sol para secar. Se deixar a laranja menos tempo do que deve na água, ficará amarga demais. Se deixar tempo demais, o doce ficará aguado.

Mamões Cristalizados

Ingredientes:
- mamões ainda verdes do tipo comum, nacional
- açúcar
- água
- cal virgem
- açúcar cristal

Modo de preparo:
Prepare o mamão, fazendo cortes rasos em sua pele para tirar o leite, que, dizem, é tóxico. Deixe repousar de um dia para outro. Misture uma pedra de cal do tamanho de um ovo para cada litro de água. Corte e descasque os mamões, deixando-os de molho na água de cal, por duas horas. Retire o mamão, lave muito bem, pedaço por pedaço, para tirar toda a cal. Deixe secar. Prepare uma calda rala que dê para cobrir os mamões. Junte os pedaços da fruta e deixe cozinhar em fogo brando, até que os mamões estejam bem cozidos e a calda bem grossa. Desligue o fogo e deixe os mamões na calda por um dia. No dia seguinte, retire os mamões, escorra-os por cerca de 3 horas. Passe no açúcar cristalizado e leve ao sol para secar.

Doce de abóbora

É feito de maneira idêntica ao de mamão, mas com abóboras no lugar dos mamões. :P

Doce de abacaxi

Ingredientes:
Também é feito colocando na calda, deixando dormir nela, tornando a ferver, tirando e secando ao sol, com açúcar cristal, como o de figo. A calda para o abacaxi deve ser grossa, pois a fruta solta muita água.



Todas as caldas, exceto pelas de mamão e abóbora, podem ser aproveitadas em sucos ou para molhar bolos.







Receba por e-mail