Como fazer tapioca

Tapioca engorda? Calorias da tapioca


A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro que, basicamente, trata-se de uma panqueca feita com a fécula extraída da mandioca (também conhecida como goma da tapioca, polvilho, entre outros nomes) acompanhada de algum recheio. Esta é uma iguaria muito versátil, pois combina com inúmeros recheios, tanto doces como salgados.

Mas disso tudo você deve saber, não é mesmo? A questão é: como fazer a massa de tapioca? A resposta vem logo a seguir...


Receita de tapioca

Ingredientes:
1 pacote (500 g) de polvilho doce
1 colher (chá) de sal
300 ml de água

Modo de preparo:
1. Coloque o polvilho em uma tigela grande e coloque água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa.
2. Deixe em repouso por um dia para dissolver bem.
3. Com um pano limpo, seque a massa que se formou, sem deixar excesso de água.
4. Esfarele a massa com as mãos,passe pela peneira e acrescente o sal.
5. Aqueça uma frigideira anti-aderente (de teflon) até que fique bem quente.
6. Na frigideira, espalhe as porção da massa e modele cada tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira.

Obs: O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, mas sem fritar. Não deixe escurecer nem endurecer.

A massa está pronta! Agora basta rechear com o sabor de sua preferência. Os sabores mais comuns são goiabada, doce de leite, leite condensado, coco e chocolate, além dos sabores de tapioca salgada, como a de carne de sol com nata, queijo ou manteiga. Mas é claro, está permitido ser criativo na hora de elaborar os sabores!

Depois de rechear a tapioca, basta dobrá-la ao meio, no formato de um pastel, e saborear esta delícia!


Tapioca engorda?

Em tempos de ditadura da magreza e tudo mais, a dúvida de muita gente que quer degustar uma boa tapioca é a seguinte: tapioca engorda? Quantas calorias tem a tapioca?

Isso depende muito do recheio que se utiliza. A massa da tapioca é pouco calórica (70 calorias em cada porção, em média), mas é pouco provável que alguém a consuma assim, já que não tem gosto. A questão então é verificar se o recheio almejado é calórico. Não adianta que a massa seja pouco calórica se você rechear coma um monte de chocolate, né? =P







Receba por e-mail